A importância do comércio eletrónico em 2021
Em 2020, o comércio eletrónico comemorou o seu 20º aniversário.
Desde que apareceu, o seu volume de negócios aumentou 100 vezes! Esta evolução constante é um reflexo das mudanças no comportamento de compra dos consumidores, que se tornaram compradores eletrónicos. Esta revolução digital é crucial porque diz respeito a todos os sectores.
Quais são as vantagens do comércio eletrónico?
Todos os anos, o comércio eletrónico cresce a nível mundial entre 13 e 25%. O que parece por isso apropriado, que qualquer empresa comece a recorrer a este mercado de tendência crescente. Muitas vezes, o comercio eletrónico é apontado como um novo segmento exclusivo de novas empresas, mas esse pensamento é errado, quer seja uma empresa de longa data ou uma nova empresa, a importância que o comercio eletrónico pode trazer ao negócio pretende diversificar e expandir a oferta, o comércio online tem muitas vantagens.
De facto, o comércio eletrónico é um verdadeiro trunfo para complementar o volume de negócios de um ponto de vendas físico existente. Graças a um site de vendas online, uma empresa pode aumentar a sua visibilidade e as suas vendas criando uma montra digital da loja. Isto permite-lhe vender os seus produtos por todo o mundo sem quaisquer restrições no horário de abertura ou viagens para os seus clientes.
Atualmente, qualquer pessoa pode criar um site de comércio eletrónico graças às muitas ferramentas disponíveis na Internet! E uma vez que 80% dos utilizadores da Internet já fizeram uma compra online, seria uma pena perder uma nova clientela neste mercado em expansão.
A pandemia por COVID-19 e as tendências do comércio eletrónico em 2021
O ano 2020 exigiu uma grande adaptação por parte das lojas online. Estão a surgir novas práticas e novas tendências, assegurando mais uma vez que o comércio eletrónico tem um lugar de destaque no plano de negócios de uma empresa. Analisamos as novas tendencias e acreditamos que podem ser descritas da seguinte forma:
– O reCommerce, ou comércio de segunda mão, está em expansão, especialmente entre os jovens entre os 18-29 anos. Estes consumidores conscientes preferem comprar artigos em segunda mão ou de marcas sustentáveis.
– O comércio eletrónico ético é também cada vez mais favorecido; entre todos os concorrentes disponíveis, os consumidores recorrem agora a empresas que exibem uma certa ética (feito em Portugal, certificações orgânicas ou eco-responsáveis, etc.).
– A Venda Social, que apareceu na Instagram em 2020 e teve um impacto considerável nas vendas das pequenas e médias empresas. As fichas informativas dos produtos são tornadas diretamente acessíveis a partir de fotografias publicadas em redes sociais e o utilizador da Internet pode fazer uma compra instantânea.
Transfira o seu negócio para plataformas online.
É claro que Xhou não está parada face a todas estas mudanças. Pelo contrário, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para o apoiar eficazmente no seu negócio, mesmo que seja digital. Informe-se hoje sobre as diferentes soluções para alavancar o seu negócio e ter a sua loja online.